A febre amarela é uma doença muito grave e representa um risco importante à saúde das pessoas. A estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) é de 200.000 casos e 30.000 óbitos anuais por essa doença. A transmissão ocorre quando uma pessoa é picada por um mosquito (vetor)que esteja infectado pelo vírus da febre amarela.
Muitas áreas nas Américas, África e Ásia são suscetíveis à introdução e disseminação da Febre Amarela: a ocorrência de dengue e chikunguya (transmitidos pelo mesmo vetor) nessas regiões demonstra que existe o risco inclusive de febre amarela urbana.
A vacina contra febre amarela é a medida mais importante para prevenção e controle da doença. Deve-se vacinar toda população (com idade igual ou superior a nove meses de vida) que reside ou viaja para áreas de risco da doença, dentro ou fora do Brasil. É obrigatório também, a vacinação de viajantes com destino à países que fazem exigência do Certificado Internacional de Vacinação e Prevenção (CIVP)
O documento válido internacionalmente como comprovante de vacinação contra febre amarela (CIVP) pode ser adquirido em centros de vacinação públicos e privado, assim como na ANVISA, nos aeroportos.